Instruções para matar Maíra – curta metragem




Função: Diretora de Arte
Dir. Guilherme Ghussn, 2010
Melhor filme na categoria Ficção na VII Mostra Competitiva de Vídeos.do Interior

Conceito: Para as definições estéticas do curta, admitimos o ponto de vista de Marcelo como único, por isso o projeto de cenografia é realista, levemente marcado pelas características sombrias de Marcelo, mas o tratamento de Maíra é estilizado. Assim, a proposta de cor se pautou pela reiteração dos opostos: o universo de Maíra é pautado por cores quentes e o universo de Marcelo, por cores frias, com predominância de azuis e cinzas. Quando os universos dos personagens colidem, nas cenas finais, as cores se misturam e o realismo é abandonado.
Essa definição guia também o figurino, que defini como estático, padronizado, admitindo pouca variação entre as trocas. O figurino dele, ultra realista, é jeans e camiseta azul-branco-preto; e o dela, idealizado, romântico, não naturalista, é composto de vestidos de cores quentes, com exceção de seu uniforme, usado na única cena em que ela é vista com um pouco mais de realidade.
Estudando o roteiro e as intenções da direção, percebi uma particularidade na estrutura da narrativa, com as instruções e os detalhes que captavam a atenção de Marcelo que é o tema do mosaico. Ele em si já existia na descrição do mural de fotos e ampliei o tema para a videoinstação, trazendo outras camadas de leituras para a cena.

Atividades:
- Análise técnica / mapa de arte
- Pranchas de arte
- Orçamento e prestação de contas
- Definição de equipe
- Plantas baixas
- Desenho de projeção ortogonal das locações dressadas
- Pesquisa de locação
- Diretrizes de figurino
- Produção de figurino
- Pintura de parede com efeitos de sujeira localizados (casa de Marcelo)
- Pesquisa e compra de tecidos para cenografia
- Cenotecnia: montagem de móveis
- Set Dressing
- Execução de videoinstalação com:
            - Definição e direção dos vídeos projetados
            - Captação de imagens (operação de câmera)
            - Coordenação de edição
- Desprodução

PRANCHAS DE ARTE









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